MANCHA CAFÉ COM LEITE (MCCL)

Manchas café com leite são manchas na pele de tom um pouco mais escura que o tom de pele normal, podem estar presentes desde o nascimento ou aparecerem nos primeiros anos de vida em qualquer local do corpo.

Elas aparecem em 10-20% de forma isolada em pessoas saudáveis, sendo apenas um “sinal de nascença”. Podem ser uma mancha de família, tendo mais de uma pessoa com manchas parecidas sem associação com nenhuma doença. Porém a mancha café-com-leite é importante na dermatologia porque é marcador de doenças e/ou síndromes genéticas, cujo primeiro sinal é justamente a mancha café-com-leite.
A Neurofibromatose Familiar (NF) é a doença mais comum relacionada a mancha café-com-leite.

Sempre devemos pensar nela se a criança tiver 6 ou mais manchas maiores que 5mm antes dos 6 anos e maior que 15mm quando maiores de 6 anos. E essas manchas na maioria das vezes não aparecem de uma vez, por isso é importante ficar sempre atento para quem tem uma MCCL. Se novas MCCL forem surgindo é importante avaliação do dermatologista para avaliação de doenças genéticas.

Outras doenças relacionadas a MCCL: Síndrome McCune- Albright; Síndrome de Watson, Síndrome de Bannanayan-Riley-Ruvalcaba, Síndrome de Proteus, Síndrome do nevo epidérmico.

AGENDE AGORA MESMO SUA CONSULTA