MOLUSCO CONTAGIOSO

O Molusco Contagioso é uma infecção da pele causada por um poxvírus que leva a formação de “bolinhas” pelo corpo e como o próprio nome diz é sim uma doença contagiosa. É mais frequente nas crianças pequenas, mas pode ocorrer em todas as idades. Também é comum em pessoas com a imunidade comprometida.

A forma de contágio é por contato direto de pessoa a pessoa, e menos frequente por meio de objetos contaminados (toalhas, buchinhas, piscinas, banheiras) ou por autoinoculação (ou seja, o vírus que está no paciente se espalha para outras áreas do corpo do mesmo paciente).

As lesões características são as famosas “bolinhas” cor da pele ou rosadas com uma depressão no central que chamamos de pápulas com umbilicação central. Elas podem ser únicas ou múltiplas e de tamanhos variados. Em geral são indolores. Podem ocorrer em qualquer local do corpo, exceto na palma e planta. Lembrando que o vírus afeta apenas as camadas superficiais da pele e por isso não causa sintomas sistêmicos como queda do estado geral ou febre.

De forma geral, as lesões do molusco são autolimitadas, desaparecendo em alguns meses ou anos. “Mas Dra. se ela desaparece sozinha, por que tratar?” Indicamos sempre o tratamento pois estas lesões podem aumentar em tamanho ou em número (que é muito frequente se criança tem pele seca ou dermatite atópica, por causa da coceira), e pode transmitir para outras crianças, principalmente se essas crianças frequentam escolas ou creches.

“E como é feito o tratamento?” A escolha do tratamento vai depender do número de lesões, localização e idade do paciente. Em geral o tratamento mais indicado e efetivo é a remoção manual das lesões (ex: curetagem sob anestesia tópica), mas em alguns casos podem ser utilizadas medicações tópicas, como ácidos, e medicação oral para melhorar a imunidade.

AGENDE AGORA MESMO SUA CONSULTA

Todos os direitos reservados a Daiana Pess:
CRM/PR 53.527
RQE/PR 33.309

Site desenvolvido por