A miliária, também conhecida como brotoeja, é uma dermatite inflamatória causada pela obstrução das glândulas sudoríparas que impedem a saída do suor levando a lesões na pele, geralmente em situação de calor, como ambientes quentes e úmidos, excesso de roupas, febre ou por uso de substâncias, como uso de óleos e cremes gordurosos.
É muito comum em bebês, principalmente nos recém-nascidos, e crianças, mas também pode ocorrer em adultos.
As lesões ocorrem preferencialmente nas áreas de dobras, região cervical, face, couro cabeludo, tórax e áreas das fraldas. As lesões variam de acordo com a profundidade da obstrução das glândulas sudoríparas.
Na miliária cristalina, a obstrução é superficial, as lesões características são “bolinhas com água” (vesículas) sem sinais inflamatórias. Elas aparecem de forma repentina, podendo atingir grandes áreas do corpo. Ocorrem, particularmente, em recém-nascidos, adultos e pessoas idosas, após condições que causem sudorese excessiva. Não apresenta outros sintomas. Na brotoeja é rubra, a obstrução é mais profunda, e é caracterizada por “bolinhas vermelhas” (pápulas inflamatórias) e coceira associada, algumas vezes pode ter “bolinha com pus” (pústula).
O problema desaparece sozinho na maioria das vezes quando retiramos os fatores desencadeantes. O tratamento levará em conta as características das lesões, a parte do corpo na qual se instalaram e a idade do paciente. Medidas a fim de refrescar a pele, como permanecer em ambiente fresco, ventilado ou com ar condicionado, banho refrescante, evitar excesso de roupas, usar roupas leves de algodão deve ser feito por todos os pacientes.